Powered By Blogger

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

CACHOEIRAS PRUDENTOPOLIS e ENTRE RIOS - SET 2012 35_2012

No final de semana (22 e 23 de setembro) fomos dar um giro até Entre Rios (distrito de Guarapuava) e aproveitamos para visitar algumas cachoeiras no trecho. total de 500 km nos dois dias. Primeiro trecho foi até Ponta Grossa, seguindo para Prudentópolis. Uns 5 km antes, a direita, salto Rio Branco, com a velha usina hidro-elétrica no pé dela (3 maquinas, total na faixa de 4 MW - este é o tipo de informação que MUITA gente se interessa....).

Voltamos pra BR, parada para almoço no Chalé (em frente ao pavilhão de exposições) - comida boa e lugar bem cuidado. Vale a pena. Preços super compatíveis (almoço completo por R$ 20,00).

Dali passamos pela entrada de Prudentópolis e logo em seguida tomamos a direita rumo ao Salto São João. A estrada direta está interrompida devido a obra numa ponte quase lá no Salto. Viramos a direita e deixamos o asfalto um pouco antes. Tem um mirante (na verdade um buraco no mato) mas que dá uma visão bem legal do salto e logo depois a entrada para ir no topo do salto. Sempre acho que cachoeiras em geral são mais bonitas vistas de baixo mas este aqui é meio complicado de ir até o pé. Ficamos no topo mesmo.

De lá, volta ao asfalto (sorveteria bem na esquina com BR - boazinha),  seguimos rumo a Guarapuava, passamos pelo trevo do Relógio, uns 3 mil metros depois (bem quando a gente avista o pedágio do pé da serra), tem uma entrada a esquerda, empedrada, quase 90º com a BR. É a antiga estrada que subia a serra. Não tenho idéia nem quando foi feita nem quando foi abandonada. Está quase toda coberta com macadame ou pedra pequena. Os primeiros 4 km vai tranquilo, mas quando começa a subir a serra, tem vários desníveis, carro alto é fundamental. Estávamos numa Suzuki gran vitara que encarou sem problemas. Tem uns 4 km sem nenhuma casa e a estrada, com menos uso ainda, fica bem ruinzinha. A gente vai contornando aquele morro do chapéu que tem na serra, vendo ele de vários ângulos. Saímos de 760 metros de altitude e fomos pruns 1180 metros. Lá no alto começam a surgir reflorestamentos e propriedades, estrada fica bem melhor. Mais um pouco chegamos na BR de volta (total 20 km aproximadamente). Bem no entroncamento tem uma igreja azul estilo meio moderno e logo em seguida o acampamento do Jair. Fomos direto pra Entre Rios. Sempre um local gostoso para se visitar. Pousada Volweiter (160 reais a diária de casal apto luxo - uma delicia, tudo ajeitado, lençóis cheirosos, banho quente e bom, silencio total e o café da manhã é MUITO BOM). A noite ainda fomos jantar na choperia Donau - 2 quadras dali. Ótimos chopes e comida alemã e o ambiente super animado.

Dia seguinte, volta a BR, logo depois da entrada para Guarapuava, tomamos a esquerda, rumo a Vila Guairacá e Salto São Francisco. 50 km até este (sendo uns 4 de terra). Tranquilo. Bastante curva. Em Guairacá, se tomar a direita vai até os saltos gêmeos que na verdade são conhecidos como Fazenda Velha e Barra Grande. Não fomos, diz que é meio complicado o acesso (licença do capataz, estradas sem sinalização etc.). Creio que vale mais a pena tentar ver os dois lá do pé dos mesmos. Algo a ser investigado.

Chegamos no São Francisco. Lanchonete funcionando bem (PARABÉNS A PREFEITURA DE GUARAPUAVA QUE FEZ UM ACORDO COM A LANCHONETE E ESTÁ TUDO ARRUMADO E A LANCHONETE ATENDENDO BEM O PESSOAL - 18 reais o almoço excelente)

Interessante que todos estes rios da região são afluentes e formadores do Ivai que atravessa o Paraná e vai desaguar no Rio Parana. 

Dali voltamos um pouco e tomamos a esquerda, rumo Prudentópolis. Descida da serra, muitas paisagens, o trecho de descida um pouco mais complicado, mas nada muito desafiador. 40 km de terra mais 10 de asfalto até a BR. Dali voltamos a Curitiba, mas ainda comendo umas tortinhas no Kleever (perto da igreja de Witmarsun)




 Salto São João e abaixo - vista do rio que vai chegando neste mesmo salto. Queda de uns 70 metros coisa assim - vista bonita.

 Inicio do Salto São João e o vale após o salto.

 Campos de Prudentopolis e abaixo trecho da subida velha da serra de Guarapuava

 Morro do Chapéu visto da subida velha e abaixo o salto São Francisco - 198 metros....

 Vale após o salto S. Francisco e abaixo a janela do mesmo salto.

 Descida da serra do salto S Francisco rumo a Prudentopolis e abaixo o salto Rio Branco

 acima e abaixo casa de maquinas e vale do salto Rio Branco.

Nenhum comentário: